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Como Fazer Uso De Suplementos De Forma Adequada Na Rotina Esportiva

Como fazer uso de suplementos de forma adequada na rotina esportiva

Para quem gosta de praticar esporte, uma boa suplementação aliada à uma dieta saudável é essencial. A atividade física melhora a qualidade de vida e previne diversos problemas de saúde, no entanto é preciso ficar atento à forma como os suplementos agem para alcançar os resultados esperados. Veja o que são e como devem ser utilizados na rotina esportiva.

O que são suplementos?

Antes de mais nada, é preciso entender o que são suplementos. Segundo a definição do Conselho Federal de Nutrição, eles são alimentos que servem para complementar com nutrientes ou calorias a dieta diária.

Assim, os suplementos podem conter vitaminas, minerais, proteínas ou determinadas substâncias, como spirulina e creatina, por exemplo, especialmente indicados para quem pratica esportes.

A suplementação pode ser feita com produtos isolados ou combinados, sob a forma de drágeas, cápsulas, granulados, pastilhas mastigáveis, líquidos, suspensões ou em pó.

Vários fatores também devem ser levados em conta na hora de escolher o suplementos, como a intensidade do treino e os objetivos do atleta.

Vantagens do uso de suplementos na prática de esporte

O rendimento físico tem relação direta com a ingestão equilibrada de todos os nutrientes, como carboidratos, gorduras, proteínas, minerais, vitaminas, fibras e água.

Por isso, na prática de esporte os suplementos são essenciais para melhorar a performance, independentemente da modalidade. A suplementação fornece os componentes nutritivos necessários para facilitar a formação de massa muscular, indispensável para treinamentos mais pesados.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária classifica os alimentos para a prática de esporte da seguinte forma:

• Hidroeletrolítico (bebidas isotônicas e gel de carboidratos) – São repositores de líquidos e sais minerais perdidos durante a atividade física;

• Energético (maltodextrina, dextrose e frutose) – A maltodextrina, por exemplo, é um carboidrato complexo, de rápida absorção, que fornece energia durante a atividade física;

• Proteico – O whey protein é um do proteicos mais conhecidos e utilizados no mundo. O concentrado de proteínas se incorpora ao músculo e leva ao ganho de massa muscular;

• Para substituição parcial de refeições (shakes) – Ricos em gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais

• Creatina – Atua como um carregador rápido de energia para o músculo.

• Cafeína – Aumenta a atenção mental e a concentração.

Esses alimentos são indicados para quem pratica esporte e precisa repor os nutrientes perdidos durante e após os treinos. No entanto, é bom frisar que a suplementação deve ver sempre acompanhada de uma dieta equilibrada.

Um bom planejamento alimentar deve considerar os objetivos, as preferências dietéticas e as exigências de cada fase do treinamento.

Cuidados no uso de suplementos na prática esportes

É recomendado que somente médicos e nutricionistas indiquem o uso de suplementos alimentares.

A falta de cuidados e a autoprescrição pode levar o praticante de esporte a uma superdosagem ou ao uso de produtos inadequados. O consumo errado dos suplementos alimentares pode levar a efeitos colaterais no organismo, disfunções ou resultados inesperados.

Desde julho de 2018 o Brasil conta com uma regulamentação específica sobre suplementos alimentares, tendo como principal objetivo a padronização dos critérios de informação dos produtos.

Quem ganha com isso são os atletas e praticantes de esporte, que passam a ter acesso a produtos seguros e de alta qualidade.

Assim, ainda que os benefícios dos suplementos para quem pratica esporte e atividades físicas sejam inquestionáveis, o ideal é que seu uso seja sempre acompanhado por um nutricionista ou clínico, de forma a obter o melhores resultados em cada caso.

Quer saber mais sobre o uso de suplemento para quem pratica esporte? Continue acompanhando nossos posts e fique por dentro de tudo a respeito!

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