Sem ânimo, o complexo B ajuda

Sem ânimo, o complexo B ajuda

Você sabia que as vitaminas do complexo B estão intimamente relacionadas com o metabolismo energético do corpo? O cansaço demasiado e a falta de ânimo podem ser fruto de uma rotina cheia de atribuições e pouca quantidade de sono, mas também podem significar a falta dessas importantes vitaminas.

Entenda como funcionam as vitaminas do complexo B e veja como elas podem ajudar a melhorar sua disposição para enfrentar a rotina do dia a dia.

As vitaminas e o complexo B

As vitaminas são nutrientes essenciais para o metabolismo do corpo humano, mas, com exceção da vitamina D, não são sintetizados por ele. Por isso, elas precisam ser absorvidas através dos alimentos ou dos suplementos alimentares, que podem ser em cápsulas, gotas ou injetáveis.

Portanto, sem uma alimentação adequada, o corpo fica comprometido e sujeito a diversos tipos de desconfortos e doenças.

O complexo B, por exemplo, é formado por oito vitaminas, quimicamente distintas, que coexistem em alguns alimentos. Todas elas são essenciais para a manutenção da saúde.

A Tiamina (B1) foi a primeira vitamina a ser classificada como B, tendo como característica ser solúvel em água. Assim, todas as que foram descobertas depois e que também eram solúveis em água passaram a formar o complexo B vitamínico. São elas:

  • Riboflavina (B2);
  • Niacina (B3);
  • Ácido Pantotênico (B5);
  • Piridoxina (B6);
  • Biotina (B7);
  • Ácido Fólico (B9);
  • Cobalamina (B12).

Hoje já se sabe que a carência de uma vitamina do complexo B é suprida de forma mais eficaz quando a administração é feita em conjunto com os demais do componentes.

As vitaminas do complexo B estão presentes em diversos alimentos, como levedo, fígado, grãos, arroz, nozes, leite, ovos, carnes, peixe, frutas e hortaliças verdes.

A força do complexo B para melhorar o ânimo e a disposição

A carência de vitaminas do complexo B no organismo pode causar uma série de sintomas, entre eles:

  • Cansaço;
  • Falta de ânimo;
  • Falta de disposição;
  • Instabilidade emocional;
  • Irritabilidade;
  • Depressão;
  • Dor nas pernas;
  • Dor de cabeça.

Isso acontece por que cada vitamina que compõe o complexo B tem um importante papel. Elas atuam no metabolismo dos nutrientes, como proteínas, gorduras e carboidratos.

A riboflavina (vitamina B12), por exemplo, exerce um papel importante no metabolismo dos carboidratos e atua no metabolismo de ácidos graxos e aminoácidos.

Os carboidratos e as gorduras são a fonte de energia do corpo e funcionam como combustível para que as tarefas do dia a dia sejam realizadas.

Essa energia é vital para combater o cansaço, a fadiga, a apatia, a fraqueza, a confusão mental, a insônia e a depressão.

A falta de ânimo, quando associados a esses sintomas, pode significar carência de alguma vitamina e, neste caso, o uso de suplementos de complexo B pode ajudar.

Para se ter uma idéia, se a sensação de desânimo estiver associada a um sentimento de depressão, cansaço, falta de concentração e tonturas, o organismo pode estar carente da vitamina B12, a chamada cobalamina.

Quando há desequilíbrio das vitaminas do complexo B, o sistema nervoso também fica abalado. Por isso há aumento da irritabilidade, falta de concentração e de memória.

Já a tiamina (vitamina B1) é conhecida como vitamina antineurítica, por sua função na condução dos impulsos nervosos. Ela atua ainda na formação de coenzimas envolvidas no metabolismo dos carboidratos.

As vitaminas do complexo B também atuam na manutenção da vitalidade da pele, na redução da queda cabelos e no fortalecimento das unhas.

Enfim, o complexo B contempla um conjunto de vitaminas que, se estiverem em desordem, causam muitas alterações no metabolismo das pessoas.

No caso de um quadro de falta de ânimo, associado à certa apatia e falta de disposição, uma dose de vitaminas do complexo B pode ajudar.

No entanto, é preciso cuidado. Nenhum suplemento ou vitamina deve ser ministrada em a orientação de um especialista, que pode ser um clínico ou nutricionista.

Quer saber mais sobre vitaminas e suplementos? Continue acompanhando nossos posts!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.