Os principais benefícios dos suplementos à base de colágeno

Os principais benefícios dos suplementos à base de colágeno

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo humano desde o momento do nascimento, visto que um dos seus principais benefícios é recuperar a firmeza cutânea. Presente em quase todo o nosso corpo, representa cerca de 30% de todas as proteínas existentes. No entanto, com o passar do tempo essa produção cai drasticamente, causando a flacidez da pele.

Assim, veja como os suplementos de colágeno trazem vários benefícios, da prevenção à recuperação da elasticidade perdida.

Na meia idade, são muitos os benefícios do colágeno

Um dos principais benefícios é dar elasticidade, resistência, sustentação e firmeza para a pele, cartilagens e músculos. No entanto, a partir dos 30 anos a produção começa a diminuir gradativamente. Por exemplo, a mulher de meia idade passa a produzir apenas 35% do colágeno que seu organismo necessita.

Como resultado dessa perda, a aparência do rosto vai se modificando; as rugas aparecem; a pele vai ficando mais flácida; as articulações começam a doer, já que que um dos benefícios do colágeno é justamente atuar na cartilagem evitando o desgaste dos ossos.

Por outro lado, o envelhecimento se caracteriza pela perda da proteína, mas há maneiras de prevenir a aceleração desse processo e amenizar seus efeitos.

O que acontece com corpo quando a mulher de meia idade perde o colágeno?

É o colágeno, juntamente com a elastina, que formam as fibras de sustentação da pele. O que acontece é que, normalmente, as mulheres já possuem menos colágeno do que os homens. Dessa forma, ao entrarem na meia idade, são elas as que mais sofrem a perda de produção dessa proteína.

Entre 45 e 50 anos junta-se a isso um outro fator negativo: a falta de estrogênio. Com isso, a quantidade das células denominadas fibroblastos, que produzem a proteína, também ficam reduzidas, agravando ainda mais o problema.

Por outro lado, a mudança hormonal também provoca redução do fluxo de sangue nos vasos, reduzindo a capacidade das células de reterem água. Desse modo, ocorre a diminuição das atividades das glândulas que produzem a oleosidade que protege a pele.

Principais sintomas da perda

A perda dessa proteína no corpo da mulher de meia idade desencadeia diversos problemas, alguns estéticos e outros internos. Os suplementos à base de colágeno, no entanto, trazem benefícios que podem reduzir esses sintomas. Os principais são:

  • Osteopenia/Osteoporose (ossos menos densos);
  • Enfraquecimento das articulações e ligamentos;
  • Aumento de flacidez e elasticidade da pele;
  • Ressecamento excessivo da pele;
  • Surgimento de estrias.

Alimentação balanceada e suplementos de qualidade: a combinação ideal

O ideal é que seja feito um trabalho de prevenção desde o início da queda da produção de colágeno no organismo, por volta dos 30 anos. Dessa forma, é possível evitar a queda substancial que traz efeitos negativos ao corpo e o envelhecimento precoce.

Há vários alimentos que, naturalmente, já contêm colágeno, como carnes vermelhas e brancas, ovos, gelatinas e frutas cítricas. Eles devem ser incluídos na alimentação do dia a dia. Entretanto, sozinhos, ainda não são capazes de fornecer toda a quantidade de colágeno necessária para evitar a perda de elasticidade da pele.

A quantidade necessária seria muito grande, e, ainda assim poderia haver efeitos colaterais. Afinal, a ingestão em massa desses alimentos acarretaria também na ingestão de uma grande quantidade de gorduras saturadas, prejudiciais ao organismo, presentes em alguns desses itens.

Por isso, é aí que entram os benefícios dos suplementos à base de colágeno, complementando a dieta balanceada.

Conheça os principais benefícios

Estudos e pesquisas têm evidenciado os benefícios do uso diário da proteína extraída dos ossos, peles e tendões de animais, visto que estimulam a sua produção pelo organismo.

Sendo assim, os principais benefícios da reposição do colágeno através de suplementos são:

  • Auxiliar na firmeza da pele do rosto e do corpo;
  • Melhorar a hidratação dos tecidos;
  • Auxiliar no tratamento de osteoporose;
  • Proteger as articulações;
  • Diminuir estrias.

Portanto, o maior benefício de se incluir na rotina da mulher a ingestão de colágeno é a prevenção de doenças e manutenção da beleza da pele.

Hoje, contudo, é possível encontrar uma variedade de produtos de qualidade à base dessa proteína, como: suplementos com colágeno hidrolisado, em pó e em cápsulas.

É importante ressaltar, no entanto, que toda e qualquer modificação na alimentação habitual deve ser recomendada e acompanhada por um nutricionista. Uma vez que é ele que poderá passar o melhor plano alimentar, baseado nas suas necessidades individuais, e recomendar a dose perfeita do suplemento para obter os melhores resultados.

Aqui você sempre encontra dicas a fim de uma vida mais saudável! Por isso, continue acompanhando nossos posts e participe dando sugestões!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.