skip to Main Content
Óleo De Coco: Conheça Os Benefícios Para O Organismo Na Terceira Idade

Óleo de coco: conheça os benefícios para o organismo na terceira idade

[cmsmasters_row][cmsmasters_column data_width=”1/1″][cmsmasters_text]

O óleo de coco se tornou uma verdadeira febre para os adeptos da vida saudável e do mundo fitness. Entretanto, o que muita gente não conhece são seus benefícios para a terceira idade.

Sua utilização na cosmética é antiga, mas na cozinha muitas pessoas deixam de aproveitar suas propriedades por falta de informação. Com o passar dos anos o organismo sofre perdas naturais, que prejudicam a saúde de forma geral. No entanto, muitas delas podem ser repostas através da alimentação.

Por ser considerado uma gordura do bem, pode ser usado com moderação no lugar de óleos vegetais, margarinas e manteiga. Contudo, é bom lembrar que toda mudança na alimentação deve ser acompanhada por um nutricionista. Especialmente na terceira idade, ele é o profissional mais indicado para elaborar um plano alimentar individual de forma a colaborar para a prevenção de doenças e repor os nutrientes necessários.

Veja alguns benefícios do óleo de coco para a terceira idade e por que ele pode ser tão importante na dieta balanceada.

Como é produzido o óleo de coco

O óleo de coco é extraído a partir da carne fresca do coco da palmeira Cocos nucifera, quando a fruta tem cerca de 1,5 Kg. Mas não estranhe se encontrar tipos diferentes no mercado. Isso acontece porque há várias formas de refinamento do óleo, o que acarreta também em diferentes classificações.

O óleo de coco considerado virgem, por exemplo, é o que foi menos processado. Já o refinado ou “RBD” (branco, refinado e desodorizado) é aquele que passou por refinação mecânica a fim de ficar inodoro e incolor, além de mais fino. Ele também fica mais branquinho por conta do processo de filtragem, onde são retiradas várias impurezas.

Além disso, há ainda o óleo de coco puro, que é extraído da copra, que é a polpa seca do coco. E o orgânico é aquele cujo coqueiro foi tratado apenas com produto orgânicos.

É bom ressaltar que todos os tipos de óleo de coco são saudáveis e mantêm suas propriedades nutritivas em geral.

Conheça os benefícios do óleo de coco para a terceira idade

São vários os benefícios do óleo de coco para a terceira idade: para controle do peso, prevenção de doenças cardíacas e também contra a diabetes, por exemplo. Por isso, veja como seu uso pode colaborar para a saúde de quem tem mais de 60:

Óleo de coco é rico em antioxidantes

O óleo de coco tem ação antioxidante por ser rico em vitamina E, que é rica em trocotrienóis e tocoferóis. Os antioxidantes combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.

Ajuda a tratar e combater o câncer

A ingestão de óleo de coco faz com que o ácidos graxos sejam convertidos em corpos cetônicos, que não são metabolizadas em glicose – principal “alimento” da células tumorais. Sendo assim, sem energia gerada pela glicose elas não conseguem avançar e se reproduzir.

Além disso, o óleo de coco tem também ação antimicrobiana. Os ácidos graxos presentes em sua composição conseguem matar a bactéria Helycobacter pylori, considerada um grande fator de risco para o aparecimento do câncer de estômago.

Aliado contra o Alzheimer

Um dos grandes vilões da terceira idade pode ser igualmente combatido com o óleo de coco. Hoje sabe-se que o Alzheimer ocorre quando o cérebro perde a capacidade de produzir sua própria insulina a fim de metabolizar a glicose e gerar energia.

O óleo de coco é rico em ácidos graxos de cadeia média, que são metabolizados em corpos cetônicos sem a necessidade da presença de insulina. Dessa forma são um combustível facilmente aproveitado pelo cérebro como aporte para seu funcionamento normal.

Mais fonte de energia para atividade física na terceira idade

É extremamente importante manter a atividade física na terceira idade. Evitar a perda ou fazer a reposição de massa magra, por exemplo, melhora a força, o equilíbrio, o sistema circulatório de modo geral e a oxigenação do sangue.

Depois de ingerido o óleo de coco é rapidamente convertido em energia, por isso ele favorece a resistência nos treinos. No entanto, seu uso, assim como a atividade física escolhida, devem ser acompanhados por especialista.

Veja outros benefícios do óleo de coco

  • Fortalece o sistema imunológico – Combate a presença de vermes, bactérias e fungos. Além disso, ajuda na absorção de nutrientes, fortalecendo o sistema imunológico;
  • Melhora o funcionamento da tireoide – A gordura do óleo de coco estimula a glândula tireoide, melhorando o funcionamento e fazendo com que o colesterol LDL produza mais antioxidantes. Ademais, esses hormônios antienvelhecimento ajudam na prevenção contra várias doenças ligadas à terceira idade;
  • Faz bem à saúde da pele e do cabelo – Os efeitos cosméticos do óleo de coco já são largamente conhecidos, como por exemplo a hidratação da pele que ajuda a amenizar as rugas. Além disso, também tem efeito dermatológico: alivia queimaduras, ajuda na cicatrização de feridas e picadas de insetos.

Portanto, agora que você já conhece os benefícios do óleo de coco para a terceira idade, converse com seu nutricionista sobre seu uso e aproveite todas as vantagens!

Quer saber mais sobre os melhores produto para a sua saúde? Então continue acompanhando nossos posts!

[/cmsmasters_text][cmsmasters_selected_products orderby=”name” order=”ASC” ids=”13836,13838,13840″ columns=”3″][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top