skip to Main Content
Como Andam Suas Noites De Sono? Conheça Os Benefícios Da Melatonina

Como andam suas noites de sono? Conheça os benefícios da melatonina

Muito provavelmente você já deve ter ouvido que boas noites de sono são fundamentais para a saúde. E já deve ter ouvido também que o ideal é evitar os estímulos luminosos na hora de dormir. A razão disso é a melatonina, o chamado hormônio do sono.

Relacionado à regulação do organismo ao longo do dia e à indução ao sono, a melatonina é produzida pela glândula pineal na ausência de luz. Além dos benefícios para a insônia, pesquisas mostram que a substância é muito mais importante do que se acreditava até há bem pouco tempo.

Conheça suas aplicações no dia a dia e veja como pode melhorar sua qualidade de vida.

Por que a melatonina é importante

Ao longo das eras os organismos foram (e continuam) se aprimorando de acordo com as “dicas” do meio ambiente.

É o que acontece com o nosso relógio biológico, por exemplo, controlado pelos ciclos de luz e escuridão da Terra. Por isso o mal estar normal do jet lag, a diferença brusca de fuso horário.

Acontece que a melatonina é a chave do relógio biológico. Então imagine que a substância, que até bem pouco tempo atrás era relacionada apenas à indução do sono, hoje é conhecida como um “super hormônio”.

Hoje sabe-se que há receptores de melatonina por todo o organismo, o que faz com que ela influencie em tudo: do apetite ao controle da glicemia, do glaucoma à hipertensão arterial. É por isso que uma boa noite de sono é essencial para uma pele bonita, por exemplo.

Por outro lado, isso faz com que ela seja uma arma poderosa na prevenção, controle e redução não apenas da insônia, mas de diversas doenças, entre elas a obesidade, diabetes, câncer e Alzheimer.

Luz artificial reduz a produção de melatonina

Como este hormônio só é produzida na escuridão, a introdução de alguns hábitos prejudicam e podem até interromper sua produção. É o caso de trabalhar no computador, mandar e-mails até tarde, passar a madrugada lendo ou vendo televisão, por exemplo. A luz artificial, nesse caso, é a maior inimiga não apenas da insônia, mas de todo o seu organismo.

A ingestão controlada de melatonina é, portanto, uma arma poderosa contra diversas doenças. No Brasil a substância é encontrada em forma de suplementos, que podem ser adquiridos nas casas especializadas.

Benefícios da melatonina para quem trabalha à noite

Hoje sabe-se, por exemplo, que a melatonina também é uma ótima forma de prevenção contra o câncer, principalmente para quem trabalha à noite.

A Queen’s University, do Canadá, publicou estudo no American Journal of Epidemiology sobre a associação entre trabalhadores noturnos masculinos e o risco elevado de câncer de próstata, reto, bexiga, pulmão, pâncreas e linfoma de Hodgkin.

A troca do período de sono, que nesse caso acontece durante o dia, e as noites passadas sob luz artificial, reduzem drasticamente a produção de melatonina, aumentando a incidência de tumores.

Segundo a Universidade de Granada, na Espanha, a melatonina protege o material genético das células, impedindo o estresse oxidativo e impedindo a formação de novos vasos sanguíneos que alimentam o tumor.

Melatonina colabora para a perda de peso e controle da obesidade

Para quem quer emagrecer, a melatonina também é uma ótima aliada. Na Itália, um estudo do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de Sassari com outras universidades revelou que a melatonina inibe as células precursoras de gordura do corpo humano. Essas células são uma espécie de célula tronco presentes em diversos tecidos, como no adiposo (de gordura), na medula óssea e no cordão umbilical.

A expectativa dos nutricionistas é que logo a melatonina esteja disponível no mercado como medicação para o combate da obesidade.

Substância também pode ser usada contra enxaqueca

Quem sofre com enxaquecas sabe o quão incapacitante podem ser as crises. No entanto, todo esse sofrimento também pode ser amenizado com a melatonina. Um trabalho da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, mostra a eficácia da melatonina contra a enxaqueca.

Segundo a pesquisa, a substância reduz substancialmente a ocorrência de crises e não causa efeitos colaterais da amitripiptilina, por exemplo, como sonolência diurna, boca seca e ganho de peso.

A reposição de melatonina é, portanto, fundamental para reduzir insônia, mas também para colaborar com a saúde geral do organismo. Assim você melhora sua qualidade de vida de uma forma natural.

Quer saber mais, ainda ficou alguma dúvida? Compartilhe conosco seu comentário e continue acompanhando nossos posts!

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top