skip to Main Content
Saiba Como Ter Uma Vida Saudável Em Apenas 5 Passos

Saiba como ter uma vida saudável em apenas 5 passos

A rotina corrida faz você achar que não há tempo para levar uma vida saudável? Ou será que você tem dificuldades para adotar novos hábitos? Pode parecer mais difícil do que é na realidade, mas os benefícios para o corpo e a mente valem qualquer esforço.

A melhoria na qualidade de vida se reflete em todos os aspectos do dia a dia: nos relacionamentos pessoais, na disposição para o trabalho, no foco para as atividades, no desempenho, no sexo, no equilíbrio emocional e até no sono.

Por isso, vale a pena deixar antigos hábitos e preconceitos de lado e aderir a esse movimento que cada vez mais toma conta do mundo. Veja como começar a ter uma vida saudável em apenas 5 passos e descubra como melhorar cada vez mais!

1 – Mude sua forma de pensar para ter uma vida saudável

Velhos caminhos não abrem novas portas. Por isso, comece mudando sua forma de pensar, agregando valores no seu dia a dia. Sim, por que é isso que você estará fazendo – e não se privando de alguma coisa.

Quando a maioria das pessoas pensa na sua saúde, por exemplo, imagina logo tudo o que deixará de fazer. Essa sensação de perda é como um bloqueio para a criação de novos hábitos saudáveis.

Quando você deixa de fumar, reduz a bebida ou os alimentos gordurosos, por exemplo, você ganha várias coisas. Você passa a respirar melhor e a ter mais resistência, dorme melhor, economiza mais, tem mais disposição para o dia a dia. Pense no que você quer ganhar, em vez do que vai ceder, e mantenha o foco.

2 – Procure dormir melhor

Uma vida saudável passa por noites bem dormidas. E não adianta tirar aquela soneca durante plena tarde. É no sono da noite que as células se regeneram, porque a melatonina, o hormônio do sono, precisa da escuridão para regular o relógio biológico e ajudar na renovação das células.

Assim, noites de sono bem dormidas ajudam o organismo a se recuperar e recarregar as energias para o dia seguinte. Em algumas ocasiões, pode ser que a produção natural de melatonina seja prejudicada.

É o caso de quem trabalha à noite, precisa ficar acordado até tarde por algum motivo ou vai dormir com alto índice de estresse – que libera cortisol, um outro hormônio que impede a produção de melatonina.

Mas não tem problema. Você pode fazer a reposição através de suplementos de melatonina, que ajudarão seu organismo a regular o relógio biológico, devolvendo o ritmo normal ao seu corpo. Procure um nutricionista ou clínico e peça orientação sobre o assunto.

3 – Faça algum exercício físico regularmente

Não tem mesmo tempo para fazer academia? Não tem problema, procure caminhar, fazer yoga, nadar ou pedalar todos os dias. O ideal é manter uma atividade física no mínimo 4 vezes por semana por pelo menos 40 minutos.

A atividade física regular melhora a circulação sanguínea, colaborando para que as células recebam mais oxigênio e nutrientes. Também fortalece a musculatura, ajudando na formação da massa magra, colaborando para a força e o equilíbrio, que normalmente se perdem com o passar dos anos.

Com isso, melhora o coração, a respiração e a disposição em geral, sendo essencial para uma vida saudável. Procure bem e ache um tempinho: acorde 1 hora mais cedo, aproveite a hora do almoço, caminhe à noite na volta do trabalho. Você vai adorar a diferença!

4 – Trace objetivos possíveis para uma vida saudável

Não adianta começar traçando objetivos tão difíceis que você desanime por não estar conseguindo. O importante não é dar passos grandes. Eles podem ser pequenos, mas devem estar da direção certa para uma vida saudável.

Para isso, crie metas realistas, objetivos possíveis e que façam sentido na sua vida. Seus esforços devem ser graduais, mas constantes, para que possa colher cada vez mais os benefícios de uma vida saudável.

5 – Tenha uma Boa Alimentação

Uma boa alimentação é indispensável para uma vida saudável. Evite o sódio, açúcar, produtos enlatados ou industrializados em geral, frituras e gorduras. Um bom começo é dar uma olhada no rótulo e não comer o que não conseguir pronunciar.

Vá a um nutricionista para que ele desenvolva uma dieta balanceada, baseada na sua necessidade nutricional individualizada. Para ter uma vida saudável o organismo precisa de vitaminas, proteínas, sais minerais e vários nutrientes que podem ser adquiridos através da alimentação ou de suplementos adequados.

Com uma boa alimentação e suplementação adequadas, você vai ficar no peso ideal, ter mais disposição, melhor noites de sono, melhor humor, mais foco e concentração no trabalho e nos estudos e um organismo muito mais forte. Enfim, a vida saudável que você merece.

Quer saber mais sobre vida saudável, qualidade de vida e alimentação balanceada? Continue acompanhando nossos posts e conferindo nossas dicas para uma vida melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top